VOCÊ TEM FOME DE QUÊ? DE CASAMENTO ENTRE HOSPEDAGEM E BOA MESA

Minhas viagens sempre são temperadas com um local em que a hospedagem respeite uma boa mesa.

A cozinha é alimentada pela própria horta, povoada de legumes saborosos e ervas aromáticas.

A Pousada Tankaana faz parte do “Circuito Elegante”. O Circuito Elegante é um primoroso trabalho construído há mais de dez anos, com locais minuciosamente escolhidos pela querida Priscila Bentes.

A serra é a moldura, a Tankamana é o quadro e você o pontinho pincelado dentro do cenário. Com a diferença que nessa tela, o aguarrás tem cheiro de lenha e ervas da horta, e na paleta as cores da cozinha são pinceladas por Mascarenhas.

Ao chegar, os hóspedes têm o amuse-bouche do Vale do Cuiabá aos seus pés. Outro aperitivo é o desbravar as duas hortas orgânicas, onde o hóspede ganha uma cesta recheada de verdinho de presente.

Fui recepcionada na entrada por dois Jacus.

foto (88)

Sim, aqueles animaizinhos extravagantes com cara de pavão. Andam produzindo por aí cafés feitos com sementes ingeridas por jacus e rendem muitas sifras em terras alheias, apoximadamente R$240,00 o Kg.

O cardápio coroa a estadia. O couvert deleita os comenais com um Pou Pourri da Serra com atepastos do Sítio Humaytá, queijos da Fazenda Geneve, patês Coisas da azenda e pães orgânicos do Sítio do Moinho. A viagem continua com a primeira parada das entradas convidativas, como o Creme de Milho com camarões grelhados e gotas de tabasco com manjericão, aspargos frescos com creme de queijo trufado e ovo pochê, e om Casquinha de truta defumada com amêndoas.

Passando para os principais, deleite na Costelinha de cordeiro grelhada ao mel de rosas com risoto de frutas secas, Magret de pato grelhado com molhos de vinho do Porto, mostarda Dijon e risoto de pêras.

A viagem ao mundo dos sabores ainda não acabou. A última parada passa por frutas assadas de inverno sobe rabanada morna e calda de vinho do Porto, e trio infalível de doces portugueses – gentileza para a cachopa alfacinha – ovos moles, toucinho do céu e baba de camelo.

Gastroholic, cozinheira, empresária, ceramista e certificada em jornalismo gastronômico. Chef executiva do catering ARB atuante no setor hoteleiro - RJ. Leia mais