QUENTE! QUENTE! QUENTE! ROÇA URBANA ORGÂNICA

O Panelando teve a honra em ser o primeiro recebido no novo recanto top secret da agricultora “Fátima dos orgânicos”, agora com mais uma parte do seu paraíso orgânico em pleno pulmão da cidade do Rio de Janeiro.

fat1

Do quadro-negro, diretamente para a horta. Antes, a pequena produtora Fátima lecionava História. Hoje, ela é quem faz a História. Seu trabalho no cultuvo de alimentos orgânicos dá lições de vida e encorajamento a diversos agricultores na zona rural, que assim como ela, fizeram da terra mais do que um negócio – e sim uma filosofia de vida.

fat2

Quem foi que disse que só há pérolas no mar? Há mais de uma década Fátima gera pérolas em meio ao verde e à natureza. Um trabalho de excelência, seriedade e dedicação ao cultivo de produtos orgânicos. O trabalho desta mulher empreendedora dedica-se a embelezar e emprestar sabores aos pratos das melhores mesas da cidade, com flores comestíveis, brotos e mini legumes – todos orgânicos.

Neste verão, estará no cardápio do Panelando a realização de um mutirão de ajuda à nova plantação, apoiando em parceria este trabalho que respeita a sazonalidade dos cultivos e prega a consciência alimentar.

                                fat5   fat6

A existência deste novo oásis orgânico na cidade, traz mais perto a concretização de uma cozinha imersa no conceito “food miles” – ou “quilômetro zero”. O “Quilômetro zero” alimenta a ideia de que o cozinheiro deve atentar para sua responsabilidade no que tange aos impactos ambientais.

A ideia parte do princípio de que os alimentos devem produzidos à menor distância possível de seu destino, o que alia-se ao conceito de sustentabilidade. Utilizando produtos produzidos no entorno e com menor distância no transporte, os impactos ambientais contribuem para que existam menos veículos de transporte nas estradas e evita que os produtos percam suas propriedades naturais durante longos caminhos, com a promoção social de produtos regionais.

fat4

Quer conhecer mais desse trabalho? As pérolas da ‘Fátima dos Orgânicos” estão disponíveis todos os sábados no Circuito Carioca de feiras orgânicas, ao lado da Igreja São José, na Lagoa – RJ.

Gastroholic, cozinheira, empresária, ceramista e certificada em jornalismo gastronômico. Chef executiva do catering ARB atuante no setor hoteleiro - RJ. Leia mais