EL PREFERIDO DE PALERMO: MEU BODEGÓN PREFERIDO EM TERRAS PORTENHAS

Um autêntico “bodegón”, declarado pelo Governo de Buenos Aires como Patrimônio Cultural da Cidade. Daqueles lugares em que você senta e faz parte de um museu vivo do paladar.     Comida com mescla asturiana, caseira, justa e com o tempero a parte da história.   Começou as atividades comerciais  no  início  do  século  passado  como  um  armazém,   e  foi  extendendo  os  serviços,  com a  evolução  do  comércio para  o  ramo  da restauração.

preferido1 el preferido 2
Entro e puxo minha banqueta preferida, de onde dá pra ver em diagonal a cozinha vintage em display. Estantes cheias de produtos alimentícios interessantes disputam meu olhar hipnotizado junto com as especialidades nas mesas. Agora só resta o refestelar nas fabadas, npanelinhas de mini-linguiças, tortillas, bifes de chorizo, comidinhas e comidonas. É cardápio pra qualquer fome, desde o beliscar até o se fartar.

Converso com o garçom que trabalha desde novo na casa e se orgulha. Sabe explicar cada meandro do cardápio. Mastigo uns caracoles, vejo meu suco natural fresco sendo espremido na hora – nao invés das jarras litrão de suco pré-espremido aguardando os pedidos que já acenaram o tchau pra vitamina C há tempos. Vejo familias que moram no bairro juntas comendo, e pagando um preço limpo, bom e justo.
Esse é o meu eterno Cervantes – os cariocas entederão – em Buenos Aires. Sempre que viajo dou um jeito de fazer um pit-stop estratégico  com meus hermanos portenhos. Não entendo essa estigma que o brasileiro patenteou de achar que a Argentina é algo “menos”. Em tempos de Rio $urreal e serviço em sua maioria pífio, vamos repensar e degustar conhecimento com os hermanos. Cada  vez  mais  percebo  o  quanto  estão globalizados, atendendo aos mais finos palatos em termos de atendimento, produto, e comida. Desde os bodegón de bairro,   blockbusters de Porto Madero, até as cozinhas autorais.

 

el preferido 3 el preferido 1

Gastroholic, cozinheira, empresária, ceramista e certificada em jornalismo gastronômico. Chef executiva do catering ARB atuante no setor hoteleiro - RJ. Leia mais