DA GUIDO NO PIEMONTE, O ESTRELADO EM POLLENZO

Uma propriedade rural neo-gótica restaurada do Rei Carlos Albeto Savoy foi nosso QG de dezesseis cozinheiros para a temporada de caça às trufas de 2012 no Piemonte, mais precisamente em Pollenzo.

O Complexo hospedeiro é anexo à Universidade de Ciências Gastronômicas, o Banco de Vinhos nas caves históricas da Agenzia di Pollenzo e o estrelado Da Guido. Só nesta localidade pode-se fazer uma viagem completa.

foto (54)

O Restaurante Da Guido, dentro da propriedade, tem como principal ingrediente a exclusividade. Alguém que vai até os cofins do interior do norte da Itália sabe exatamente pelo quê está procurando. Iniciou com a tradicional cozinha piemontesa desde 1961 em Costigliole d´Asti, mantendo sua filosofia da simplicidade das propostas, sazonalidade e utilização cuidadosa dos produtos locais. Recebeu a primeira estrela Michelin em 1976.

                                foto (55)    foto (56)

A cozinha vive entre entre a tradição e modernindade, reapresentando clássicos com novas roupagens, técnicas e toda sorte de cores pinceladas com esmero e exaustão. Harmonizações impecáveis, e à disposição um banco de vinhos em forma de compêndio, catalogado quase que pelo tipo de uva em X metros quadrados. 

                            foto (57)   foto (58)

                            foto (59)   foto (61)

                            foto (62)   foto (63)

Cozinha grande já protagonista de películas italianas, organizada à perfeição e com maquinários tecnológicos. Chef Hugo nos recebeu carinhosamente e trouxe uma experiência memorável, com amuses lindas aos olhos e ao paladar, todas com embutidos locais. Nos pratos principais predominaram os pescados, como a truta. Trufas tão frescas como as do menu somente na floresta. Dentre as sobremesas, nada abaixo do classificado como alta confeitaria.

      foto (60)
Gastroholic, cozinheira, empresária, ceramista e certificada em jornalismo gastronômico. Chef executiva do catering ARB atuante no setor hoteleiro - RJ. Leia mais