A VOLTA DOS BARES SECRETOS “SPEAKEASY” – FLORERÍA ATLÁNTICO – PARTE 2

E o coração continua batendo no compasso da coqueteleira. O destino eleito é o único Bar representante da América Latina que está no ranking dos 50 melhores bares do mundo – The World´s Best Bars 2014.

                                                                                    IMG_5123

Meia-noite no bairro do Retiro, rua residencial calma, e apenas um ponto aberto ecoa na paisagem preto-e-branco da hora. A primeira vista causa estranheza o impacto, por tratar-se de avistar uma linda floricultura a pleno vapor na madrugada portenha.

                                                         IMG_5125  IMG_5124

Isso mesmo: a entrada pela floricultura é o passaporte que o conduzirá posteriormente a um dos bares escondidos mais ímpares de Buenos Aires. Dentre flores, vinhos, vinis e literatura gastronômica à venda, uma enorme porta de freezer na lateral – do tamanho de uma caixa-forte de frigorífico. A passagem por ela revela que um novo mundo está por vir.

                                                                                  IMG_5111

Ao passar pela porta do freezer, você é conduzido às escadas motumbas que o levam a um calabouço no andar subterrâneo. As paredes são cimentadas e decoradas com toda sorte de dragões náuticos, figuras da mitologia marítima e cartografia relacionada ao tema. O conceito da casa gira nessa vibração, envolvendo os mistérios das águas e travessias marinhas das epopéias de imigrantes do século 19. O bar faz alusão ao convés de uma caravela.

                                                                                              IMG_5126

A carta da coquetelaria está dividida por cinco países que participaram da história de imigração Argentina, pormenorizando cada drink com conceitos criativos e irreverentes. Desde drinks a base de Vodka na seção Polônia, passando pelos champagnes da França, vinhos da Espanha, Gins da Inglaterra e “Aperitivos” da Itália. Os capítulos à parte que merecem destaque são os tragos de autor, e a sexta seção de drinks “criollos”, com berço na Argentina Contemporânea. Para cada drink, um copo totalmente diferente e apresentação impecável, sempre a cereja do bolo. Drinks gelados com bombillas, paus de canela pegando fogo, e copos forrados com torrões de açúcar são só algumas brincadeiras dessa gente grande. O Polaco Blanco compõe Smirnoff, café e leite com especiarias. O Transatlantico Frizz compõe Johnnie Walker, clara de ovo, syrup, limão, soda e bitter de erva-mate. E isso é só o começo.

                                                                              IMG_5127

A cozinha presenteia os comensais com deliciosos tapas – no mesmo nível de excelência da mixologia da casa – desde carnes trincando na parrilla vintage em display, até gigantes polvos delicadamente preparados.

Os responsáveis pelo recente empreendimento aportado em sucesso foi a tríade de jovens num time invejável: Tato Giovannoni , personalidade na seara coqueteleira. Julian Diaz, advindo do 878, consagrado bar ao estilo speakeasy. E pra completar o time, a brasileira Aline Vargas esposa de Tato.

                                                      IMG_5128 IMG_5129

Gastroholic, cozinheira, empresária, ceramista e certificada em jornalismo gastronômico. Chef executiva do catering ARB atuante no setor hoteleiro - RJ. Leia mais